Home / Uncategorized / Agendamento Título de Eleitor

Agendamento Título de Eleitor

Fazer o agendamento título de eleitor é de grande importância para todos os brasileiros! Isso porque esse é um documento que permite uma série de direitos importantes ao cidadão.

E isso inclui, logicamente, o direito de exercer seu papel de suma importância no exercício da democracia por meio de sua participação no processo eleitoral ao eleger os governantes que o representarão por 4 anos!

Não somente o título de eleitor é fundamental no período de eleições em território nacional, como também é uma exigência para outros tipos de situações.

Ele é fundamental para que seja possível tomar posse em cargos de caráter publico, fazer a emissão de passaporte ou até mesmo sua renovação, emitir CPF (para pessoas com idades superior a 18 anos) e ainda realizar matricula em instituições de ensino.

Por isso, entender como é feito a emissão desse documento e os passos necessários é tão importante!

O lado bom, é que esse documento pode ser solicitado por meio de um agendamento prévio, o que permite uma maior comodidade e menos tempo em filas!

Quer entender mais sobre o agendamento título de eleitor? Então confira mais detalhes sobre esse assunto no decorrer desse artigo agora mesmo!

agendamento-titulo-de-eleitor

Agendamento Título de Eleitor – Onde Fazer?

Como dito anteriormente, o agendamento título de eleitor é um processo que pode ser feito com marcação de data prévia. E existem alguns caminhos para a emissão do documento!

O título de eleitor pode ser solicitado por meio de um cartório da justiça eleitoral. Este Cartório deve ser  pertinente à sua comarca ou até mesmo por meio da internet.

Nesse ultimo caso, o cidadão brasileiro deverá acessar o sistema Titulo Net, onde poderá fazer um pré-cadastro totalmente online.

Depois fazer a retirada do seu documento no cartório eleitoral da comarca de votação escolhida.

Quem preferir, também pode fazer esse processo de forma presencial. Para tanto, basta comparecer em um dos cartórios eleitorais que fiquem próximo de seu endereço e levar os documentos necessários.

Depois de feita a solicitação, será entregue ao solicitante um numero de protocolo para que posteriormente a retirada possa ser confirmada.

Em geral, o prazo determinado para isso é de cerca de 5 dias no máximo!

Como Agendar Título de Eleitor

De acordo com a constituição Federal, artigo 14, é de obrigatoriedade comparecer à votação nas eleições os seguintes perfis de cidadãos brasileiros:

Brasileiros que sejam alfabetizado e tenham idade igual ou superior a 18 anos, bem como pessoas com idade inferior à 70 anos.

Diante disso, assim que uma pessoa completa 18 anos, ele deverá realizar a emissão do documento.

O não cumprimento dessa premissa pode acarretar certas penalidades, como o pagamento de uma multa eleitoral!

Mas, quem possui 16 anos também pode emitir seu documento e exercer seu papel na democracia brasileira.

Isso porque nesse período o voto é considerado facultativo – assim como no caso de pessoas analfabetas!

Vale salientar que o agendamento título de eleitor pode ser feito por meio da internet. Isso não se trata de um processo totalmente online – isso quer dizer que ele deve ser finalizado de forma presencial!

Por isso, é fundamental ter atenção durante o processo de agendamento para indicar o Cartório Eleitoral mais próximo do seu endereço,. Isso tem como finalidade de facilitar sua vida e não criar empecilhos na regirada do documento.

Resumindo: você pode agendar a emissão do titulo de eleitor pessoalmente em um cartório. E retornar depois de alguns dias para retira-lo ou fazer a primeira etapa via internet e depois ir até o local fazer a retirada!

agendamento-titulo-de-eleitor

Quando Fazer o Agendamento do Título de Eleitor

Como você acompanhou ao longo desse conteúdo, fazer o agendamento título de eleitor não é algo difícil.

É preciso ficar sempre atento às datas e também a alguns pontos importantes!

Confira abaixo alguns aspectos que você precisa levar em consideração:

Depois de fazer o pré-cadastro por meio da internet é importante ficar atento às datas, visto que o titulo deverá ser retirado em até 5 dias.

Ao ultrapassar esse prazo, o processo de pré-cadastramento é totalmente anulado de forma automática por meio do sistema!

É importante salientar que alguns cartórios podem pedir um agendamento prévio para a realização do atendimento presencial.

Por isso, procure certificar essa necessidade junto ao Cartório Eleitoral onde está cogitando marcar seu atendimento!

Não é permitida, de forma alguma, a impressão do titulo de eleitor por meio da internet!

Portanto, o documento deve ser obrigatoriamente retirado pelo eleitor junto ao cartório eleitoral de sua comarca.

Se por ventura o cidadão tiver multas eleitorais em aberto, o sistema de imediato irá emitir as guias para pagamento do valor.

Depois, é preciso apenas apresentar os comprovantes para retirada do documento.

Se por acaso você perder seu numero de protocolo, basta apenas comparecer junto ao cartório previamente escolhido com os documentos solicitados – isso já basta para que sua solicitação seja identificada.

O agendamento online ainda é interessante para pessoas que queiram fazer alteração do nome no documento. Isso como em casos de casamento, divorcio ou mudança de nome.

agendar-titulo-de-eleitor

Porque é Preciso Agendar o Título de Eleitor?

Fazer o agendamento título de eleitor é importante pois ajuda a dinamizar o processo. E até mesmo permite que os cidadãos brasileiros consigam organizar melhor as datas para retirada sem burocracias!

Esses simples procedimento também evita filas e tumultos, fazendo com que o momento da retirada do documento seja bem mais rápido!

Além disso, a solicitação fica bem mais rápida com o numero de protocolo em mãos!

O mais importante é respeitar os prazos das datas indicadas, pois isso acabará fazendo com que todo o pré-cadastro seja anulado!

Para facilitar eventuais dúvidas por parte dos eleitores o TSE criou um canal. la é possível consultar os telefones e contatos de e-mail de todos os tribunais regionais eleitorais.

Se você quiser saber mais detalhes acerca do agendamento título de eleitor, basta apenas acessar o Disque Eleitor e sanar suas principais dúvidas!

Agendamento Título de Eleitor
Vote neste post

Check Also

cnh-digital

CNH Digital

Quer conhecer mais sobre essa nova modalidade, a CNH Digital? Então confira aqui como funciona, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *