Home / Uncategorized / Agendamento Carteira de Trabalho

Agendamento Carteira de Trabalho

Para todas as pessoas que irão se inserir no mercado de trabalho, é essencial fazer o agendamento da carteira de trabalho. Ela será o documento que irá registrar todas as suas atividades, garantir seus direitos e mantê-lo seguro.

É absolutamente importante que você esteja ciente de todos os procedimentos. Eles irão ser guias para que a sua participação como profissional possa ser orientada por todas as leis que garantem os seus benefícios, direitos e deveres.

Onde Tirar a Carteira de Trabalho

Para saber onde fazer a carteira de trabalho, é necessário saber que o Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável pelo documento. Por isso, você deverá se dirigir à uma agência do órgão em sua cidade.

Nos postos que tem convênio com o MTE é onde você pode tirar a carteira de trabalho, bem como nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.

Você pode saber especificamente onde fazer a carteira de trabalho nos endereços especificados no site do Governo Federal.

Como Fazer o Agendamento Carteira de Trabalho

Cada um dos Estados do Brasil realiza o processo de emissão de acordo com cronogramas e regras diferentes. Por isso, é muito importante realizar o agendamento em Estados que requerem o mesmo.

Nem todos os Estados brasileiros exigem que seja agendado o processo de emissão da carteira de trabalho, mas a maioria faz o requerimento.

Por isso, saiba como fazer o agendamento da carteira de trabalho de várias formas, para sua praticidade:

  • Agendamento CTPS pela internet: O procedimento para o agendamento da carteira de trabalho pela internet envolve o acesso ao site do MTE para que você possa selecionar uma unidade de atendimento de sua cidade. Depois de selecionada, você irá escolher a hora e a data para que possa emitir a sua carteira de trabalho na instituição.
  • Agendamento CTPS por telefone: Para as pessoas que não querem fazer o agendamento da carteira de trabalho pela internet ou diretamente na instituição, é possível ligar para o número 158. Ele é administrado pelo MTE e vai estabelecer os passos para a expedição de seu documento.
  • Agendamento Carteira Digital: Para fazer o agendamento da carteira de trabalho digital, é preciso acessar o site do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Há uma opção chamada Agendamento trabalho, onde você poderá obter instruções específicas para o procedimento.

Como Funciona a Carteira Digital

O Governo Federal também realiza a emissão de documentos por meio da internet. Isso facilita muito para todas as pessoas que precisam realizar estes serviços – por isso, emitir a carteira de trabalho digital é uma ótima opção.

Você também pode fazer o agendamento de carteira digital pela internet! Ela funciona de modo a proteger o trabalhador.

É possível combater os contratos de trabalho que fraudam a concessão de benefícios trabalhistas, bem como diversos outros prejuízos aos direitos de ambas as partes.

Outro dos benefícios da carteira de trabalho digital é o fato de que, ao invés de entrar em contato com empresas nas quais já prestou serviço, você pode acessar o banco de dados do Governo.

  • Lá, estarão contidas todas as informações a respeito de seu histórico empregatício. Os seus direitos estão completamente protegidos mediante a inserção dessas informações no banco de dados.

Além disso, é possível obter o documento digital gratuitamente. Acesse o site do Ministério Público e solicite a carteira de trabalho digital por meio do cadastro, que deve ser realizado como pedido de segunda via ou pela emissão da primeira via.

Tirar CTPS

Para tirar a carteira de trabalho, é preciso estar ciente de algumas condições para que o profissional possa se inserir no mercado. A idade mínima para obter uma carteira de trabalho é de 14 anos.

Você também precisa ter nascido do Brasil – aqueles que se naturalizaram brasileiros também podem tirar CTPS.

Entenda como tirar carteira de trabalho se for estrangeiro no Brasil: é preciso que você esteja enquadrado em algum tipo de variável passível de tirar a carteira de trabalho.

É preciso apresentar uma série de documentos muito específicos para que sua expedição da carteira de trabalho seja realizada com sucesso. Confira as documentações específicas clicando no link.

– Confira os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho:

Os documentos que você irá precisar para a carteira de trabalho incluem um documento que possa:

  • Identificar você como pertencente ao seu estado,
  • Conter nome e endereço,
  • Nome da cidade,
  • Data de nascimento e o local,
  • A sua filiação,
  • Os números de registro específicos de seu nascimento.
  • O seu CPF.
  • Um documento que possa comprovar sua residência e que tenha também o número de identificação do CEP.
  • Estado civil: documentos que comprovem os mesmos.

Tirar a CTPS fica muito mais fácil quando você já vai ao órgão conveniado do MTE, portando todos os documentos necessários, por isso, tome nota!

2ª Via Carteira de Trabalho

Entenda como tirar a segunda via da carteira de trabalho. A segunda via da carteira de trabalho pode ser solicitada, de acordo com o Ministério de Trabalho, nos casos de:

  • Perda
  • Furto
  • Roubo
  • Extravio da primeira via da carteira de trabalho.

Mas como solicitar a segunda via da carteira de trabalho? Você deve, primeiramente, separar os documentos necessários:

  • Seu RG
  • CPF
  • O comprovante de residência que contenha também o número de seu CEP
  • A carteira de trabalho vencida ou prejudicada de modo a não mais ser utilizável
  • Um documento que comprove o estado civil.

Depois, você deve encaminhar-se à uma delegacia de polícia. Lá, será realizado um boletim de ocorrência para especificação a respeito da situação.

Depois disso, basta seguir os procedimentos que serão informados pelos servidores mediante a solicitação.

Agora, que você já sabe tudo sobre como fazer o agendamento da carteira de trabalho, onde tirar a carteira de trabalho e também como solicitar a segunda via da CTPS, pode legalizar-se no mercado muito mais facilmente!

Agendamento Carteira de Trabalho
3.7 (73.33%) 3 votes

Check Also

cnh-digital

CNH Digital

Quer conhecer mais sobre essa nova modalidade, a CNH Digital? Então confira aqui como funciona, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *